Aqui você encontra a lista de completa dos projetos realizados pelo GRA-Ba
Divulgar nossas atividades, difundir nosso conhecimento, dismistificar nossa ciência, tornando a robótica algo cada vez mais acessível e perto da nossa realizade não importa qual seja o público!
Orientações de trabalhos de terceiros
Aqui você encontra links para donwload de diversos projetos de alunos orientados por integrantes do GRA-Ba.
PROJETO ELETRÔNICO PARA CONSTRUÇÃO DE ROBÔ AUTÔNOMO DE SUMÔ. Camila Ribeiro Campos, Camila Mendes Quintella, Mariana Desireé Reale Batista.SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica. UNIFACS – Universidade Salvador. Vol. 11, No 1 (2007).
ROBÓTICA AUTÔNOMA – SUMÔ DE ROBÔS. Marlons Alonso Araújo de Jesus, Paulo Victor Ribeiro Martins, Vinícius de Carvalho Cal .SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica. UNIFACS – Universidade Salvador. Vol. 11, No 1 (2007).
Troca Assistida De Pneus Em Veículos Automotivos (Tec-X); OLIVEIRA, Danilo Pinto; GONÇALVES, Felipe Correia; JESUS, Lucas Pedreira de; OLIVEIRA, Geórgia Maria Rocha de; RIBEIRO, M. P. N., FERNANDES, Victory Santos, AMORIN, Targino Neto; CONEM2010 - VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2010,Campina Grande - PB.
Multideglutógrafo Projeto com financiamento da Fapesb - Projeto Premiado pela Fapesb 11/2008 - em andamento
Em 2008, sob a coordenação do Professor Ailton de Souza Melo (Medicina UFBa), deu-se inicio às atividades relacionados à proposta do equipamento "MDG - Multideglutigrafia", ojetivando o desenvolvimento de um aparelho que permita determinar um método eficaz, rápido, portátil e preciso de avaliação dos parâmetros funcionais do processo de deglutição nos pacientes portadores de Doença de Parkinson comparados à média da população geral.
Os professores Victory Fernandes (UNIFACS) e Murilo Plinio (UNIFACS), juntamente com Daniel Gomes (Medicina UFBa), participam como pesquisadores em projeto de pesquisa "MDG - Multideglutegrafia" que conta com verba aprovada pela FAPESB, e que envolve ainda 3 alunos de IC, Eduardo Sampaio (Mecatrônica UNIFACS), Marcos Belmiro (Mecatrônica UNIFACS) e Michele Queiroz Silva (Medicina FDC).
O Multideglutógrado é uma realização do Grupo Biotrônica, com o apoio do PPgMS da UFBa, Fapesb, GRA-Ba e da TKS Software.
Concurso Idéias Inovadoras 2009 - Salvador, BA, Brasil - Concurso promovido pela FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia; Projeto "Multideglutógrafo" premiado com o 1º Lugar Categoria Mestrado no ano de 2009;
Tk-Tatu Robô de Inspeção Tubular Protótipo funcional para demonstração 01/2008 - em andamento
Robô PIC (Pipeline Inspection Crawler) para inspeção tubular desenvolvido em parceria com a TKS Software, Saga Automação e ATON Engenharia.
Software de controle computadorizado, câmera day/night de alta definicação embarcada, anotação de foto e video, geração de relatório de inspeção.
Alexandre Costa, Jahir Rezende, Matheus Cedr. ROBÔ DE INSPEÇÃO TUBULAR PROTÓTIPO PIC – PIPELINE INSPECTION CRAWLER. SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica. UNIFACS – Universidade Salvador. Vol. 11, No 1 (2007). http://www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/view/304/252
Futebol de Robôs Small Sized League Competição na modalidade Sumô de Robô 06/2007 - em Andamento
Escolhemos o futebol de robôs por considerarmos este um caminho natural na evolução do desenvolvimento de robôs autônomos inteligentes, que além de possibilitar a aplicação direta de técnicas avançadas de eletrônica e programação possibilita também a competição com outras equipes que realizem projetos semelhantes.
Sendo assim trabalhamos no desenvolvimento do time de robôs de futebol conforme as regras da small sized league, baseado no microprocessador PIC.
Robô Hannibal Lecter Jr. Competição na modalidade Sumô de Robô 01/2007 - 12/2007
Escolhemos o Sumô de Robô por considerarmos este uma primeira etapa no desenvolvimento de robôs autônomos inteligentes, que além de possibilitar a aplicação direta de técnicas avançadas de eletrônica e programação possibilita também a competição com outras equipes que realizem projetos semelhantes.
Sendo assim iniciamos trabalhamos no desenvolvimento do robô de sumô HANNIBAL, baseado no microprocessador PIC 16F628A.
Piloto Automático para Embarcações Protótipo funcional
01/2006 - em andamento
Solução nacional de navegação automatizada para embarcações diversas.Baseada em micro-controlador PIC16F877 e bússula analógica com conversão A/D.
Resumo:
O trabalho se propõe a apresentar um sistema autônomo de navegação marítima com controle de trajetória através de redes neurais, dedicado a veleiros, modelo Brasília 32’ ou equivalentes. Possui como objetivos específicos descrever estrutura eletromecânica de atuação na cana de leme da embarcação para controle de trajetória durante a navegação e um sistema de aquisição de dados para obtenção do posicionamento geográfico do referido. Além disso, descrever um controlador de trajetória baseado em redes neurais para controle de trajetória da embarcação e simular o controlador utilizando o software Matlab/Simulink para análise de desempenho na correção da trajetória. Ao final deste trabalho, espera-se desenvolver um controlador estável, mantendo o setpoint determinado pelo usuário do sistema, e garantindo uma linearização no caminho a ser percorrido durante a navegação aplicado a baixas velocidades. Logo, a possibilidade de movimentação em ziguezague é anulada, que poderia tornar o sistema instável e incômodo aos tripulantes da embarcação.
Robô Arm-Lock Competição na modalidade Sumô de Robô
01/2006 - 12/2006
Escolhemos o Sumô de Robô por considerarmos este uma primeira etapa no desenvolvimento de robôs autônomos inteligentes, que além de possibilitar a aplicação direta de técnicas avançadas de eletrônica e programação possibilita também a competição com outras equipes que realizem projetos semelhantes.
Sendo assim iniciamos trabalhamos no desenvolvimento do robô de sumô ARM-LOCK, baseado no microprocessador 8051.
Braço mecânico
com 3 graus de liberdade HOOK-CAPTAIN 01/2005 - 12/2005 Baseado em motores de passo
controlados por um PC via porta paralela com aplicativo gráfico
implementado em Delphi realiza simulação de Linha de produção auxiliada por Braço Mecânico.
Sensor de direção veicular sem-fio para sistemas de Iluminação inteligente de automóveis
Protótipo funcional
2009 - 2011 Trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação em
Mecatrônica, programa conjunto entre o Departamento de
Engenharia Mecânica e o Departamento de Ciências da
Computação, da Universidade Federal da Bahia como requisito
parcial para obtenção do grau de Mestre em Mecatrônica.
Resumo:
Estudos mostram que a taxa de crescimento da demanda por sensores automotivos já
é duas vezes maior que a taxa de crescimento da produção de veículo. Em 2002 o número
médio de sensores instalados em um veículo era de 24, em 2007 estimava-se 40 e esperase
que em 2013 este número chegue a 70. De qualquer forma, em 2008, um veiculo de luxo
já possuía mais de 100 sensores instalados dando suporte aos diversos sistemas
inteligentes. Um destes sistemas, lançado em 2002, é o AFS (Adaptive Front-Lighting
System). Os AFSs são sistemas que atuam nas luzes dianteiras de veículos direcionando
seu facho de luz. O sistema verifica informações de velocidade e esterçamento das rodas e
controla a distribuição e direção da iluminação de acordo com a necessidade do condutor.
Assim como ocorre com outros lançamentos, há uma tendência que este produto seja
lançado também como acessório, podendo ser montado fora das linhas de montagem.
Entretanto, os sensores de esterçamento das rodas hoje disponíveis no mercado são
específicos e instalados junto à barra de direção, dificultado tal flexibilidade. Existe uma
demanda por sensores de esterçamento adaptável a diferentes veículos. Neste trabalho são
aplicados conceitos de sensoriamento de referencial magnético através de micromáquinas
ou sistemas microeletrônicos montados em chips (MENS - Microelectromechanical Systems)
juntamente com tecnologia de comunicação sem-fio no desenvolvimento de um sensor
automotivo de esterçamento das rodas, adaptável a qualquer veículo, sem que sejam
necessárias alterações nos desenhos do interior deste ou interferir de modo impactante na
produtividade ou no custo das linhas de montagem automobilística, possibilitando a
instalação de AFSs como acessórios. Autor: Murilo Plinio
Orientador: Prof. Dr. Iuri Muniz Pepe
Encapsulamento profissional de Módulo ZigBee
Proposta de estrutura mecânica em acrílico para uso em leitores de código de barras sem fio Protótipo funcional
06/2010-08/2010
Resumo:
A solução adotada foi a composição de peças de acrílico, resultando em uma montagem de caixa conforme design e projeto próprio, concebido especificamente para receber a placa CON-USBBEE. A proposta do uso de acrílico se justifica pelo fato de ser um material leve e que compõe um conjunto com rigidez suficiente para prover a proteção mecânica necessária à aplicação. Além disso, o projeto leva em consideração que existem no mercado inúmeras empresas especializadas no fornecimento de peças de acrílico sob encomenda, confeccionadas em máquinas Router CNC (Computer Numeric Control) projetadas para corte a laser, o que garante precisão e um excelente acabamento com baixo custo mesmo para pequenas quantidades.
ParkiGlove Projeto Premiado pela Fapesb 2010 - em andamento
Em Janeiro de 2010, sob a coordenação do Professor Ailton de Souza Melo (Medicina UFBa), deu-se inicio às atividades relacionados à proposta do equipamento "ParkiGlove", ojetivando o desenvolvimento de um aparelho que permita determinar um método eficaz, rápido, portátil e preciso de avaliação dos distúrbios motoroes nos pacientes portadores de Doença de Parkinson comparados à média da população geral.
Os professores Victory Fernandes (UNIFACS) e Murilo Plinio (UNIFACS), juntamente com Daniel Gomes (Medicina UFBa), participam como pesquisadores em projeto de pesquisa "ParkiGlove" e que envolve ainda 3 alunos de IC, Eduardo Sampaio (Mecatrônica UNIFACS), Marcos Belmiro (Mecatrônica UNIFACS) e Michele Queiroz Silva (Medicina FDC).
O Multideglutógrado é uma realização do Grupo Biotrônica, com o apoio do PPgMS da UFBa, Fapesb, GRA-Ba e da TKS Software.
Concurso Idéias Inovadoras 2010 - Salvador, BA, Brasil - Concurso promovido pela FAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia; Projeto "ParkiGlove" premiado com o 1º Lugar Categoria Mestrado no ano de 2010;
Arquivos relacionados ao projeto ainda não disponíveis